Mato Grosso vai plantar mais soja, milho e algodão na temporada 22/23
Podcast
Mato Grosso vai plantar mais soja, milho e algodão na temporada 22/23
A safra 2022/23 deve representar elevações na área cultivada, produtividade e produção da soja, milho e algodão no estado do Mato Grosso, de acordo com os mais recentes levantamentos divulgados pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
Para soja, a projeção é de 2,9% mais plantio chegando à 11,8 milhões de hectares, um recorde estadual. A produtividade é esperada em 58,6 sacas por hectare, com a produção final atingindo 41,5 milhões de toneladas, patamar 1,6% maior do que a safra passada.
A coordenadora de inteligência de mercado do Imea, Monique Kempa, aponta que as lavouras irrigadas devem começar o plantio já nos próximos dias com o término do vazio sanitário, mas que o grosso da semeadura vai demorar mais um pouco enquanto os produtores aguardam chuvas melhores.
No caso do milho, a safra 21/22 foi consolidada com 7,15 milhões de hectares cultivados, produtividade de 102 sacas por hectare e produção de 43,8 milhões de toneladas, patamar recorde e maior até do que a da soja.
Já na próxima temporada 22/23, a primeira projeção do Imea aponta para elevação de 1,8% no plantio, melhora na produtividade para 104 sc/ha e produção 4% maior, renovando o recorde e atingindo 45,5 milhões de toneladas.
Para o algodão, que sofreu neste ano diante da falta de chuvas entre abril e maio e chuvas na colheita, a indicação do Instituto é para aumento de 10% na área semeada em 2022/23, chegando em 1,3 milhão de hectares, recomposição da produtividade para 278 @ por hectare e produção final 21% maior do que a da safra atual.
Confira a entrevista completa com a coordenadora de inteligência de mercado do Imea no vídeo.