Vlamir Brandalizze: Dia de vendas da Soja em Chicago

Publicado em 28/01/2021 15:22 e atualizado em 28/01/2021 16:58
Vlamir Brandalizze: Milho segue firme e sem ofertas
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Bolsa estima safra de soja 20/21 da Argentina em 46 mi t por tempo seco e quente

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja 2020/21 da Argentina deverá alcançar 46 milhões de toneladas, contra 46,5 milhões estimados em um estudo preliminar de setembro, devido às condições secas e quentes que afetaram as plantas, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) nesta quinta-feira.

Segundo a entidade, o plantio da oleaginosa na Argentina foi concluído na última semana, com um total de 17,2 milhões de hectares. O país é o maior exportador de óleo e farelo de soja do mundo.

Na semana passada, "grande parte da área agrícola registrou temperaturas acima da média e uma oferta hídrica limitada", disse a BdeC, que explicou que "foram relevados abortos florais e um crescimento escasso", em momento em que muitas plantas estão em fases-chave do desenvolvimento dos rendimentos.

A safra da soja está sendo afetada por uma versão moderada do fenômeno climático La Niña, que gera precipitações abaixo do normal em importantes zonas agrícolas da Argentina.

Em relação ao milho 2020/21, cuja área plantada deve atingir 6,3 milhões de hectares, a bolsa disse que a semeadura está 97,9% concluída, e que as altas temperaturas recentes aceleraram o amadurecimento de alguns lotes, que poderão ser colhidos a partir de fevereiro.

A Argentina é a terceira maior exportadora mundial de milho.

EUA devem expandir área plantada com soja e milho, diz economista do USDA

PARIS (Reuters) - Produtores rurais dos Estados Unidos devem expandir a área plantada com soja e milho neste ano, em resposta aos altos preços dos grãos, disse a vice-economista-chefe do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Cynthia Nickerson, nesta quinta-feira.

Em uma projeção inicial em novembro, o USDA havia falado em um aumento na área de soja e um leve recuo na área com milho em 2021. Essas estimativas serão atualizadas no próximo mês.

"Uma vez que tanto o preço da soja quanto do milho estão mais altos, os sinais de preço são realmente para plantio maior de ambos, e é isso o que esperamos ver-- expansão dos dois em 2021", disse Nickerson durante evento do setor de grãos em Paris.

Outros analistas já haviam apontado expectativa de maior área plantada com milho, soja e também trigo nos EUA neste ano, com fazendeiros reagindo a preços em máximas de vários anos e em meio a um cenário de fundo de alta na demanda chinesa e aperto na oferta global.

Mas as perspectivas de longo prazo para a expansão do plantio de soja os EUA serão limitadas pela escassez de terra disponível e por necessidades de rotação de cultivos, disse ela, ao sinalizar um potencial maior para o crescimento da área na América do Sul.

Questionada sobre a possibilidade de cultivo de terras que fazem parte de um programa de conservação dos EUA que abrange 8,9 milhões de hectares, ela alertou que essas terras tendem a ser menor produtivas e estão vinculadas a contratos de dez anos.

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined