Oeste da Bahia teve a segunda melhor safra de soja da história; milho e algodão também produziram bem

Publicado em 02/06/2020 10:52
Após início complicado com falta de chuvas, clima se normalizou em 2020 e propiciou altos resultados para as culturas baianas. Produtores também encontraram cenários positivos de preços para vender essa produção
Luiz Stahlke - Ass. de Agronegócio da AIBA

Podcast

Oeste da Bahia teve a segunda melhor safra de soja da história; milho e algodão também produziram bem

 

Download

As safras de grãos no oeste da Bahia tiveram resultados muito positivos neste último ciclo. A soja 2019/20, por exemplo, registrou a segunda melhor produtividade média da história com 62 sacas por hectare, colhendo 6.026.400 toneladas de soja, 194.400 toneladas a mais que no ciclo anterior.

Segundo o assessor de agronegócio da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Luiz Stahlke, após um início complicado com estiagem e atraso de plantio, o clima se normalizou com a entrada de 2020 e beneficiou as produções baianas.

Já o milho, obteve resultados semelhantes aos da última safra com produtividade média de 165 sacas por hectare até o momento, com 40% das lavouras já colhidas. O algodão, também tem lavouras em excelente estado com perspectiva de manter a produção de 1,5 milhão de toneladas entre caroço e fibra.

Stahlke destaca ainda que, as três culturas também passaram por bons momentos de preços. A soja já foi 85% vendida, o algodão teve a maior parte da produção vendida antecipada antes das quedas nas cotações e o milho vai ser negociado a partir de agora para com as granjas do Nordeste também com patamares altos de preços.

Confira a entrevista completa com o assessor de agronegócio da Aiba no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined