Estimulados pelos preços altos, produtores de Castro/PR devem ampliar área de trigo em até 20%
Podcast
Estimulados pelos preços altos, produtores de Castro/PR devem ampliar área de trigo em até 20%
Os trabalhos de plantio da próxima safra de trigo devem começar no final do mês em Castro no Paraná. Enquanto se preparam para a semeadura, os produtores se animam com as perspectivas de preços e planejam ampliar em até 20% a área cultivada no município.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Castro/PR, Eduardo Medeiros, os preços do trigo hoje estão em torno de R$ 1.200,00 a tonelada e é esperado que fiquem entre 1.000 e 1.100 durante a safra, patamares que garantem uma boa rentabilidade da cultura.
A liderança destaca ainda que a região vem se profissionalizado e se especializando na cultura do trigo, aumentando o leque de variedades cultivadas de acordo com os tipos de destino do trigo na indústria.
Até o momento, o clima está seco em todo o centro-sul paranaense, mas isso não preocupa os produtores. Medeiros aponta que, por enquanto, o planejamento segue o mesmo e será necessária uma chuva para a germinação do trigo e outra no momento de enchimento de grãos.
Safra Verão
Os trabalhos de verão já foram finalizados em Castro/PR e a safra de soja 2019/20 obteve resultados considerados normais para a região, com produtividade média de 66 sacas por hectare, com as lavouras plantadas mais cedo produzindo melhor.
A expectativa também é positiva para a rentabilidade, já que os produtores do município já venderam 90% da sua produção com preços médios de R$ 95,00 a saca.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Castro/PR no vídeo.