Emater/PR aponta erro estratégico para os plantios antes das chuvas e considera alto o risco de perdas para safra 19/20

Publicado em 17/10/2019 11:31
Cenário de poucas chuvas em setembro e outubro já era previsto e produtor deveria ter aguardado mais umidade do solo antes de semear, mesmo sob risco de perder a segunda safra de milho. Replantio já é necessário em grandes áreas do estado.
Nelson Harger - Diretor Técnico EMATER - PR

Podcast

Emater/PR aponta erro estratégico para os plantios antes das chuvas e considera alto o risco de perdas para safra 19/20

 

Download

O início da safra 2019/20 está bastante complicado para os produtores do Paraná. Os meses de setembro e outubro não registraram grande volumes de chuvas, o que tem atrasado os trabalhos de plantio e já causam necessidade de replantio em diversas áreas do estado.

Segundo o diretor técnico da Emater/PR, Nelson Harger, este cenário já era previsto antes do início da safra, e considera errada a decisão dos produtores de iniciarem a semeadura mesmo sem condições ideais para os trabalhos.

"O produtor arriscou plantar no cedo para viabilizar a safrinha de milho, mas ela dá menos rentabilidade e possui mais riscos. O produtor não deve colocar a semente no solo arriscando a sua renda na principal safra do ano. Hoje em dia, a semente empata com os adubos nos custos de produção e toda a tecnologia empregada se perde neste solo seco", diz Harger.

Para o diretor da Emater, ainda é possível garantir uma boa safra no estado, desde que as chuvas voltem ainda no mês de outubro, registrando volumes entre 10 e 20 mm. Porém, se as precipitações se regularizarem apenas em novembro, as perdas podem ser ainda maiores.

Diante deste cenário, a recomendação de Harger é que os produtores que ainda não plantaram aguardem boas condições de umidade no solo para efetivar a semeadura da soja e que o produtor paranaense passe a tomar decisões mais técnicas apoiadas em análises e, até mesmo, abandonar culturas que não trazem rentabilidade, apostando mais na construção de solo e plantas de cobertura.

Confira a entrevista completa com o diretor técnico da Emater/PR no vídeo.

Veja mais informações sobre a situação do Paraná:
>> Cinturão Oeste do PR está sem chuvas há mais de 1 mês e deve terminar outubro abaixo da média

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined