Com possibilidade de geada neste final de semana, produtores de Ponta Grossa/PR se preocupam com o trigo

Publicado em 04/07/2019 11:01
As safras de trigo e cevada já estão totalmente implantadas no município e agora a apreensão está por conta das condições climáticas deste inverno, em especial a possibilidade de geadas ainda esta semana.
Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR

Podcast

Entrevista com Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR sobre o Acompanhamento de Safra do Trigo

 

Download
 

 
No município de Ponta Grossa - PR, o plantio da safra de inverno está praticamente encerrado e nesse momento os produtores rurais da região começam a se preocupar com o clima, principalmente com a previsão de geadas para o próximo final de semana. Sobre isso, o jornalista Guilherme Dorigatti conversou com Gustavo Ribas Neto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa.

 

 

De acordo com Ribas Neto, se a previsão se confirmar os produtores rurais podem ser prejudicados, ainda mais em um momento tão delicado para as culturas de inverno.  "A expectativa inicial é termos uma produção melhor que o ano passado, mas as coisas agoram começam a mudar em função do clima. Semana que vem teremos condições de avaliar qual é o real impacto do final de semana", explicou.


Ele também ressaltou que além da preocupação climática, nos últimos anos o custo de produção das safras de inverno foram elevados, mantendo a margem de lucro muito restrita. Como resultado, houve diminuição da área de plantio para essas culturas. Se essa tendência continuar, cada vez menos produtores se arriscariam em implementar safras de inverno, o que resultaria numa maior dependência externa, como por exemplo do trigo argentino.
 
Por: Guilherme Dorigatti e Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim