Trigo: Prejuízos ainda serão avaliados após a ocorrência de geadas na região de Santa Rosa (RS)

Publicado em 27/08/2018 11:01
Termômetros marcaram -4ºC no domingo na região. Levantamento dos prejuízos será realizado após as chuvas, previstas a partir da próxima quarta-feira (29) na localidade. Em torno de 40% das lavouras está em fase de espigamento. Expectativa era de produtividade média entre 50 a 60 sacas do grão por hectare nesta safra. Saca é cotada a R$ 39,00.
Nelson Della Valli - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa/RS

Podcast

Entrevista com Nelson Della Valli - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa/RS sobre as Geadas no Trigo

 

Download

 

Na região de Santa Rosa (RS), as lavouras de trigo também foram atingidas por duas geadas no último final de semana. No domingo (26), os termômetros marcaram -4ºC na região. O levantamento dos prejuízos nas plantações ainda será realizado nos próximos dias. Cerca de 40% das lavouras está em fase de espigamento e em torno de 60% em estágio de emborrachamento.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Nelson Della Valli, nas áreas de baixada, as geadas foram de forte intensidade. Para essa temporada, a expectativa era de uma produtividade entre 50 a 60 sacas de trigo por hectare, uma vez que as lavouras apresentavam boas condições.

"Ainda iremos avaliar, mas os produtores têm seguro na nossa região, porém, que só irá pagar o financiamento caso as perdas sejam grandes. Já os preços estão próximos de R$ 39,00 a saca na cooperativa, valor que não remunera o agricultor", explica Della Valli.

Milho

Do mesmo modo, as lavouras de milho também foram atingidas pelas geadas na região. "O cereal está em fase de germinação, ainda iremos avaliar nos próximos dias também. Mas é um susto grande aos produtores, o custo da lavoura de milho é alto", pondera a liderança sindical. Até o momento, em torno de 60% a 70% da área projetada para essa safra já foi plantada com o grão.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined