Produtores do noroeste de SP se preparam para expandir o cultivo de soja na região em áreas canavieiras e de pastagens
Podcast
Entrevista com Edivaldo de Jesus Manttuy sobre o 1º Encontro dos produtores de grãos
Download
O presidente da Comissão Organizadora da Eprogrãos, Edivaldo de Jesus Manttuy, conversou com o Notícias Agrícolas para falar sobre a primeira edição do Encontro dos Produtores de Grãos (Eprogrãos), que será realizado amanhã (05) em Paranapuã, na região noroeste de São Paulo.
Segundo Manttuy, esse evento vem sendo organizado há alguns meses e contará com vários produtores envolvidos, empresas parceiras e universidades, com o objetivo de levar mais informações aos produtores de uma região que está aumentando na produção de grãos. A perspectiva é que, neste ano, a região tenha um crescimento de 20% no setor.
Muitos produtores estão migrando, recentemente, para a soja, saindo de outros plantios que dominavam a região como a fruticultura. A ideia é, portanto, promover a diversificação. Existe uma ideia de estabelecer parceria com as usinas, já que algumas já se dispuseram a liberar área de terra para o plantio de soja.
No encontro, pretende-se focar também outras questões para aproveitar a produtividade da lavoura, como o maquinário, o solo e o controle de pragas. A região ainda não possui incidência de ferrugem, mas Manttuy destaca que este é "um problema sério que precisa ser cuidado".
Ele destaca que muitos produtores estão buscando informação e que espera-se um bom público para o evento. O credenciamento do evento começa às 7h30, com a abertura oficial marcada para as 8h20.
O primeiro Eprogrãos será realizado no Sítio Santa Maria, que tem acesso pela rodovia Odilon Nogueira, no km 10.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso