A sudeste de Iowa potencial produtivo do milho já é 25% menor e da soja 20%
Durante a missão Mulheres do Agronegócio, da qual participa a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas, o grupo visitou uma lavoura de soja e milho ao sudoeste de Iowa, na qual os cultivos sofrem com problemas causados pelas irregularidades climáticas. São três semanas sem chuvas em uma região cujos problemas com seca não vinham sendo reportados.
Andrea Cordeiro, da Labhoro Corretora, aponta que os produtores responsáveis pela área passaram por períodos de chuvas escassas nos últimos meses e que, agora, aguardam por uma redução na produtividade. A soja deve passar de 80 a 82 bushels por acre na safra passada para 60 bushels por acre nesta safra, enquanto o milho deve cair de 240 bushels por acre para 200.
As temperaturas estão por volta de 35º a 37º, frente a um período de chuvas que não alcançou a média de 100mm. Os produtores da área comentam que os números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estão "otimistas demais". Cordeiro lembra que poderá, portanto, haver uma surpresa do órgão mais para a frente, reajustando seus números. Além disso, as áreas que foram replantadas também merecem atenção, podendo refletir na produtividade final.