Colheita do girassol chega a 85% em Campo Novo do Parecis (MT) e produtividade está acima do registrado em 2016

Publicado em 27/07/2017 16:45
Na localidade, rendimento médio das lavouras está próximo de 28 sacas de girassol por hectare. Em todo o estado, foram cultivados 34 mil hectares esse ano. Cultura tem se tornado uma opção aos produtores. Além da rotação de culturas, produtores realizam contratos antecipados. Custo de produção é de 21 scs/ha e contratos foram feitos a R$ 70,00/sc.
Osmar Rodrigo Dias da Cruz - Técnico Agrícola e Originador Parecis S/A

Osmar Rodrigo Dias da Cruz, técnico agrícola e responsável pela parte de originação da Parecis S/A, conta que os produtores rurais estão finalizando a colheita de girassol em Campo Novo do Parecis, com cerca de 85% da área colhida. Os resultados em 2017 estão sendo otimistas, com uma colheita de 28 sacas por hectare.

A região tinha deficiências de manejo técnico da cultura que influenciaram em alguns pontos negativos na safra. A partir de 2016, foi iniciado um trabalho de pesquisa e adaptação para a cultura, com manejos responsivos, de maneira adequada.

Neste ano, foi feito um manejo preventivo em cima da alternaria, uma das principais doenças do girassol. Com isso, não houveram problemas relacionados na região.

A orientação é que os produtores plantem milho e insiram a cultura do girassol dentro desse sistema, rotacionando cultura dentro da propriedade e tendo mais opções de grãos para comercializar no período da safrinha.

A área cultivada com girassol em 2017 no Mato Grosso foi de cerca de 33 a 34 mil hectares, com uma produção estimada entre 50 a 57 mil toneladas, sendo que a região é responsável por 25 a 26 mil toneladas.

Os produtores que possuem interesse em plantar girassol podem procurar a empresa para ter toda uma garantia técnica e também de preço, como destaca Cruz. A cultura do girassol, se tiver um manejo bem feito, oferece uma boa margem para os produtores.

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined