Novo temporal atinge região de Santa Maria (RS) e população está sem energia elétrica

Publicado em 15/10/2015 10:02
Novo temporal atinge região de Santa Maria (RS) e população está sem energia elétrica. Chuva acumulada nos últimos 10 dias ultrapassa os 400 mm na localidade. Perdas nas lavouras de trigo e aveia devem superar os 60%. No caso do arroz, plantio está atrasado e grande parte das lavouras está alagada, replantio será necessário em muitas áreas. Cultivo do grão deve ser finalizado até 10 de novembro, mas previsões ainda indicam mais chuvas nos próximos dias.

Na madrugada desta quinta-feira (15), um novo temporal atingiu a região de Santa Maria (RS), o que agravou a situação do município. Nos últimos 10 dias, a chuva acumulada na localidade já ultrapassa os 400 mm. Grande parte da população está sem energia elétrica, muitas áreas ainda estão alagadas e galpões foram destruídos. E, por enquanto, as previsões climáticas ainda indicam a continuidade das precipitações nos próximos dias.

Para a produção agrícola, o presidente do Sindicato Rural da cidade, Sérgio Renato Freitas, ressalta que no caso do trigo e da aveia, as perdas superam os 60%.  “O temporal acabou derrubando as lavouras, vai ser muito difícil colher essas áreas. No trigo, os produtores ainda têm seguro, porém, na aveia o agricultor terá que absorver esse prejuízo", explica.

No arroz, a semeadura está atrasada e muitas áreas estão alagadas e será necessário fazer o replantio. Até o momento, cerca de 10% da área foi cultivada com o grão e os produtores têm até o dia 10 de novembro para finalizar o trabalho de cultivo. Além disso, a preocupação é que o atraso possa resultar em uma produtividade menor.

Paralelamente, os agricultores também se preparam para o início do plantio da soja e as chuvas preocupam. “O solo está encharcado, podemos ter um atraso também no plantio da oleaginosa. Sem contar os problemas de erosão causados pelas enchentes. Orientamos que os produtores tenham cuidado e removam o mínimo possível do solo para evitar mais erosões”, alerta Freitas.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
undefined