Em Jaboticabal (SP), produtores realizam o plantio do amendoim e expectativa é de boa produtividade

Publicado em 08/10/2015 09:37
Em Jaboticabal (SP), produtores realizam o plantio do amendoim e expectativa é de boa produtividade. Rendimento médio deve ficar próximo de 500 sacas do grão por alqueire. Saca de 25 kg é negociada inicialmente a R$ 24,50, mas perspectiva é que as cotações se valorizem. Amendoim é cultivado em áreas de renovação de cana-de-açúcar.

Mesmo com as chuvas abaixo da média os produtores de Jaboticabal (SP) iniciaram o plantio do amendoim nas áreas de renovação da cana de açúcar. A expectativa que o El Niño traga condições climáticas favoráveis para o estado deixa os produtores confiantes de uma boa produção nesta temporada.

Caso as previsões se confirmem e as chuvas retornem a região nos próximos dias à expectativa é que a produtividade alcance 500 sacas por alqueire. Segundo o produtor rural, Bruno Modesto Homem, até o momento as lavouras se desenvolvem bem, ao contrário do que ocorreu na safra passada, onde um veranico severo atingiu o estado e causou quebras significativas na produção.

"Para se ter uma ideia, no ano passado alguns produtores não conseguiram chegar a 300 sacas por alqueire, rendimento que não dava sequer para pagar os gastos com defensivos", afirma Modesto.

Preços

Com a perspectiva de boa safra os produtores também esperam que os preços se mantenham em alta. Atualmente o amendoim é negociado a R$ 24,50 a saca no mercado físico paulista.

Ainda assim, a tendência é que até o final do ciclo ocorra reajustes positivos nos preços. De acordo com Modesto "quanto maior a safra - ao contrário da lei da oferta e demanda - é possível colocar mais amendoim no mercado externo e consequentemente obter um bom preço".

Segundo ele, os preços atuais remuneram os produtores mesmo com a alta dos insumos.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
undefined