Lavouras de trigo apresentam boas condições em Cornélio Procópio (PR) e expectativa é de boa produção

Publicado em 26/08/2015 10:16
Lavouras de trigo apresentam boas condições em Cornélio Procópio (PR) e expectativa é de boa produção. Rendimento médio deve ficar em 90 sacas do grão por alqueire. Clima permanece favorável, mas produtores estão atentos às previsões de chuvas. Saca é cotada a R$ 33,00 na região, valor que ainda deixa margem aos agricultores.

A colheita de trigo do Paraná avançou nesta semana para aproximadamente 5% da área total do Estado. Na região de Cornélio Procópio, neste início de colheita, a expectativa é de boa produção em torno de 90 a 100 sacas por alqueire.

Segundo o presidente do sindicato rural, Floriano José Ribeiro, a incidência de pragas nesta safra está dentro da normalidade, e "se não houver nenhuma intempérie teremos uma boa colheita de trigo", afirma.

Ainda assim, o começo da semana foi marcado pelas chuvas em várias localidades do Sul e a previsão é de continuidade desse cenário dos próximos dias, o que pode influenciar na qualidade do grão. No entanto, o presidente afirma que as condições climáticas na região ainda são favoráveis.

Com essa perspectiva de boa produção, e redução na área cultivada no Estado, os negócios com o trigo acontecem a R$ 33,00 a saca, deixando uma lucratividade de 15% a 20% "que pode variar de uma propriedade para outra", ressalta Ribeiro.

Safra de Verão

A expectativa da região para a safra 2015/16 é de um aumento da área cultivada com a soja, e uma redução nas lavouras de milho.

Ribeiro ressalta que grande parte dos produtores já adquiriram os insumos para a próxima temporada, buscando evitar as altas recentes do dólar. Além disso, na região também há possibilidade de comercialização antecipada dessa produção, a qual alguns produtores já fixaram.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
undefined