Preços no mercado do frango pressionados com maior oferta e competitividade com as proteínas cárneas concorrentes
Preços no mercado do frango pressionados com maior oferta e competitividade com as proteínas cárneas concorrentes
Os preços da carne de frango registraram recuo ao longo do mês de julho, movimento atrelado à oferta superior à demanda, além da questão da competitividade no comparativo com as demais proteínas cárneas. As informações são do analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Luiz Henrique Alves de Melo.
Ele explica que esta queda no preço vem caminhando desde março, com o recorde de abate de aves no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atingiu 1,6 bilhões de cabeças. Isso representou, segundo Melo, aumento de 2,5% em relação ao trimestre anterior (entre outubro e dezembro de 2022), e incremento de 4,5% ao comparar com o primeiro trimestre do ano passado.
As exportações, apesar de manterem bons volumes, também podem ter contribuído para a retração de preços no mercado em julho. Conforme conta o analista, foram embarcadas 404,6 mil toneladas em julho, baixa de 3,5% frente a junho, mas 7% acima do escoado em julho de 2022, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Governo Federal.