Embrapa faz pesquisa de alimentação fracionada para suínos com uso de robô e detecta melhoria no desempenho técnico, além de economia na ração
Podcast
Embrapa faz pesquisa de alimentação fracionada para suínos com uso de robô e detecta melhoria no desempenho técnico, além de economia na ração
A alimentação fracionada e controlada para os suínos foi objeto de pesquisa pela Embrapa Suínos e Aves, e trouxe resultados como melhoria no peso de abate, de carcaça, ganho de peso diário e conversão alimentar do peso de abate, isso em comparação com as demais formas de trato. A pesquisa foi feita em parceria com a cooperativa Copérdia e com a empresa Roboagro, que fabrica robôs que realizam a distribuição da ração de forma mecanizada e em diferentes porções para os animais.
Segundo Osmar Dalla Costa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, o experimento foi realizado em duas granjas, uma com animais destinados ao mercado interno, para os quais a alimentação pode ser suplementada com ractopamina, e outra com animais para o mercado externo, em que o aditivo não pode ser utilziado. Os ciclos de criação dos suínos eram de crescimento e terminação.
Foi possível, durante o experimento, programar horários e porções ofertadas aos animais, sendo quantidades maiores nos momentos mais frescos do dia, e porçõe smenores nos momentos mais quentes, evitando desperdício, gastos com mão-de-obra e também emissão de dejetos.
Novas pesquisas envolvendo a forma de alimentar suínos devem ser realizadas, como, por exemplo, a análise da curva de ganho de peso e de crescimento, e também um estudo de comparação entre a alimentação à vontade com a alimentação controlada, parceria da Embrapa Suínos e Aves com auma empresa do Paraná.