Suinocultores de Santa Catarina fazem manifesto para alertar sobre prejuízos no setor

Publicado em 29/03/2022 15:51 e atualizado em 29/03/2022 17:43
Houve distribuição de carne suína na cidade de Braço do norte; entidades assistenciais do Estado serão beneficiadas. Grupo aguarda por reunião com o Governador de SC para discussão de pautas.
Losivânio de Lorenzi - Presidente ACCS

Podcast

Entrevista com Losivânio de Lorenzi - Presidente ACCS sobre os Suinocultores Convocam Mobilização Nacional

 Logotipo Notícias Agrícolas

A cadeia produtiva sa suinocultura de Santa Catarina que atua no mercado independente realizou nesta terça-feira (29) uma manifestação no município de Braço do Norte. O ato foi realizado, segundo o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio de Lorenzi, para chamar a atenção de autoridades e da população à difícil situação que o suinocultor tem vivido desde o ano passado. 

"O preço do suíno está baixo, e os custos de produção não param de subir. Hoje temos um prejuízo entre R$ 300,00 a R$ 330,00 por animal vendido atualmente. Aqui no Estado, entre 8% a 10% dos suinocultores idnependentes estão deizando a atividade ou fechando as granjas de vez", afirma.

Durante a manifestação, realizada na praça central de Braço do Norte, foram doadas cerca de 8 toneladas de carne suína para 3,5 mil pessoas que passaram pelo local. Além disso, deste total, a APAE de São Ludgero recebeu 200 quilos da proteína. Lorenzi pontua ainda que outras entidades assistenciais serão beneficiadas ao longo da semana, e o total de carne doada deve chegar a cerca de 10 toneladas. 

Além de tentar mobilizar as autoridades catarinenses em torno da causa, os suinocultores também alinham o agendamento de uma audiência pública em Brasília para reunião com representantes nacionais. Ainda não há data acordada para o encontro, mas a ideia principal é conseguir um caminho justo para manter os suinocultores independentes na atividade.

A ideia é envolver a bancada de deputados e senadores catarinenses na união de forças, além de buscar respostas junto ao Ministério da Agricultura e à própria presidência que, segundo os suinocultores, "precisa estender a mão neste momento".

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do frango vivo no Paraná sobe 3,56% nesta segunda-feira (31)
Cotações no mercado de suínos nesta segunda-feira (31) ficam, na maioria, estáveis
Conbrasul 2025 vai reunir principais empresas do setor em Gramado, RS
Índia relata oito surtos de gripe aviária em Andhra Pradesh
Sergipe intensifica ações para manter plantel de suínos livre de doenças
Cotações estáveis para o mercado do frango nesta sexta-feira (28)