Desafios na suinocultura brasileira devem persistir, pelo menos, no 1º semestre de 2022, diz especialista

Publicado em 06/01/2022 13:44 e atualizado em 06/01/2022 15:11
Crescimento da produção, com demanda interna enfraquecida e custos de produção em alta são alguns fatores que dificultaram a vida do suinocultor em 2021 e devem seguir neste início de ano
Iuri Pinheiro Machado - Consutor de Mercado da ABCS

Podcast

Entrevista com Iuri Pinheiro Machado - Consutor de Mercado da ABCS sobre o Mercado de Suínos

Logotipo Notícias Agrícolas

O aumento na produção de carne suína nos anos anteriores, somado à alta dos custos de produção vista em 2021 formaram um dos grandes desafios enfrentados pela suinocultura brasileira, segundo o consultor de mercado da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, Iuri Pinheiro Machado.

Ele explica que em 2020, no comparativo com 2019, o aumento na produção foi de 8,5%, e que em 2021 em relação a 2020, a alta foi de cerca de 8%. "Se a gente voltar um pouco mais no tempo, uns quatro ou cinco anos, vemos que o acumulado no incremento da produção de carne suína no brasil subiu 40%", disse.

Este excedente que ficou em solo brasileiro, uma vez que as exportações seguiram em ritmo normal, e combinados com uma demanda mais enfraquecida pela descapitalização da população, não foi possível repassar os custos de produção até a ponta final, o que deixou o suinocultor no prejuízo. 

"Acredito que o primeiro semestre ainda seve seguir desafiador, com a expectativa de que os custos de produção baixem de forma mais consistente na metade do ano, com a entrada da safrinha", afirmou.

Quando se trata do mercado externo, nos acompanhamentos feitos pela equipe do Notícias Agrícolas das exportações, nota-se uma redução nos valores pagos por tonelada da proteína suína nos últimos meses do ano, com analistas atribuindo este fato à renegociações de contratos por parte da China.

"Isso deve continuar no primeiro trimestre, mas lá na virada de março para abril acredito que a China deva retomar as compras com mais apetite", pontuou.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango
Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)
Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão
Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor
Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária
Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas