Gripe aviária avança pela Ásia e Europa e tema é destaque em conferência de avicultura no RS

Publicado em 29/11/2021 15:57 e atualizado em 29/11/2021 17:20
A doença é elencada como um dos desafios do Brasil para manter o status sanitário, fator preponderante para o bom ritmo das exportações e mercado interno
José Eduardo dos Santos - Presidente Executivo da ASGAV

Podcast

Entrevista com José Eduardo dos Santos - Presidente Executivo da ASGAV sobre a Asgav

Os casos de influenza aviária que vêm sendo detectados na Europa e na Ásia será um dos temas abordados durante um painel da 3ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos (Conbrasul), que tratará de assuntos desde sanidade do plantel avícola, desafios do mercado durante e pós-pandemia, fatores nutricionais, bem-estar animal, entre outros. 

De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, é importante que haja a discussão sobre esta e outras doenças que possam ameaçar o status sanitário da avicultura brasileira, uma vez que a sanidade é um dos grandes "cartões de visita" para a carne de frango e ovos brasileiros no exterior.

"Qualquer problema que tivermos aqui, pode haver embargo de mercados importadores e isso pode trazer embargos e, consequentemente, problemas no mercado interno, uma vez que o consumo doméstico não absorveria todo o volume excedente de produção" explicou. 

Outro ponto importante abordado por Santos é a situação do mercado de ovos durante e após a pandemia, cenário que deve seguir desafiador. "Este ano tivemos uma pressão muito grande devido aos custos de produção, tivemos altos e baixos no que diz respeito a preço, e aparentemente, essa situação deve continuar", disse.

Santos pontua que um dos pontos reforçados durante as discussões na Conferência é a adoção de rações alternativas, substituindo principalmente o milho por cereais de inverno que tenham potencial nutritivo semelhante.

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quinta-feira (2) traz leves altas para as cotações no mercado do frango
Preços da arroba e da carcaça suína em São Paulo caem nesta quinta-feira (2)
Suinocultura independente: ano começa com preços estáveis ou com quedas, sem acordo entre frigoríficos e suinocultores
ABPA: Com renovação do PACIC, fluxo de exportações de aves e de suínos devem se manter firmes para o México em 2025
Frango: valores estáveis, com exceção do preço da ave no atacado paulista, que teve alta nesta segunda-feira (30)
Segunda-feira (30) termina para o mercado de suínos registrando continuidade de quedas nas cotações
undefined