Suinocultura paranaense: preços do animal caem com frigoríficos com estoques cheios, sem conseguir repassar produtos
Podcast
Entrevista com Jacir Dariva - Pres. da Associação Paranaense de Suinocultores sobre os Suínos
Segundo o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir José Dariva, o suinocultor que comercializa os animais no mercado independente no Paraná tem hoje um prejuízo de cerca de R$ 3,00/kg de animal.
"Isso porque no último mês o preço do milho deu uma esfriada, mas ainda segue alto, assim como o farelo de soja. Além disso, temos outros custos altos, como a infraestrutura das granjas, mão-de-obra, por exemplo", disse.
Dariva pontua que nesta época do ano os frigoríficos e varejo deveriam estar preparando os estoques com cortes especiais para as festividades de final de ano, demandando mais produto dos suinocultores, que, em tese, estariam sendo mais bem remunerados.
Entretanto, ele afirma que, em conversa com agentes da agroindústria, os relatos são de que os estoques já estão cheios, e que há dificuldade de repassar estes produtos até a ponta consumidora.
"As exportações em bom ritmo ajudam para que o cenário não fique pior do que já é. Mas temos esperança de que o retorno das atividade snos principais centros consumidores, como São Paulo, por exemplo, ajude a melhorar a demanda interna", disse.