Há motivo para entrar na OMC contra a UE por barreiras ao frango, mas só iria piorar com “credibilidade” brasileira em xeque

Publicado em 19/04/2018 10:49
Mesmo que o desdobramento da Carne Fraca tenha atingido uma empresa, a BRF, o Brasil demorou para tomar medidas concretas. Haveria, portanto, reincidência, ainda que o protecionismo europeu seja fato e que as questões técnicas exigidas são totalmente duvidosas, assim como ocorre com suínos e bovinos.
Pedro de Camargo Neto - Vice Presidente SRB

Podcast

Disputa Comercial com a UE com Pedro de Camargo Neto - Vice Presidente SRB

 

Download
 

Pedro de Camargo Neto, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (19) para debater a disputa comercial entre o frango brasileiro e o frango da União Europeia. Uma reunião está sendo realizada em Bruxelas, sede do bloco, desde ontem (18) para decidir se o embargo à BRF e mais oito empresas será mantido.

Contudo, o Brasil, tendo ou não o embargo, pretende entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC) para denunciar a situação, algo que Camargo Neto considera "inoportuno" para o momento, já que o país vive uma crise de credibilidade "que não vai ser resolvida com o contencioso".

Ele lembra que existe uma série de restrições passíveis a diversos produtos de proteína animal e que não faltam motivos. Uma entrada na OMC abria caminho para a União Europeia expor ainda mais as coisas que deram errado no Brasil. Para ele, o momento é de "parar de errar, consertar os erros e firmar a credibilidade".

Camargo Neto salienta que, historicamente, o Brasil possui boas relações com os europeus e está avançando nessas negociações. O ideal, para ele, seria que representantes do bloco viessem ao país em nova missão para verificar as mudanças, uma vez que o protecionismo sempre irá existir.

 

Por: Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Goiás decreta situação de emergência zoossanitária preventiva contra a gripe aviária
Estado do PR apresenta a lideranças qualidade sanitária para evitar a chegada da gripe aviária
China libera importações de frango de outros estados brasileiros, mantendo restrição ao RS; novo caso suspeito de gripe aviária é investigado no Tocantins
Brasil espera que China e outros países possam afrouxar proibições comerciais por gripe aviária
Japão suspende algumas importações de aves do Brasil após surto de gripe aviária
UE suspende importações de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária