Queda nos preços dos ovos continua em abril e baixa já chega a 15% no mês para ovos brancos e 17% para vermelhos
O mercado de ovos fechou a semana com queda de mais de 10% no preço do ovo branco e vermelho, pressionado pelo baixo consumo.
Regina Rodrigues, analista do Cepea, conta que a demanda retraída é reforçada pelo final do mês, e que em algumas regiões já há relatos de mercadorias sobrando, por conta da menor procura.
Além disso, "a sequência de feriados no mês de abril deixou o ritmo dos negocios mais lentos, reduziu o interesse das escolas para a merenda, além de mudar também o consumo da população", explica Rodrigues.
Porém, os produtores aguardam o período do dia das mães, onde tradicionalmente a procura por ovos é maior, e também o ínicio do mês onde o consumidor está melhor remunerado podendo adquirir mais alimentos.
Diante disso, o mercado se encontra em um cenário de grande oferta e demanda muito fraca. Contudo, Rodrigues afirma que até o momento não há relato de descartes de poedeiras além da programação das granjas.
Entre os dias 17 e 24 de abril, o preço médio do ovo tipo extra branco, caiu 9,2%, sendo a caixa com 30 dúzias comercializada a R$ 61,02 em São Paulo. Para o ovo vermelho o preço ficou em torno dos R$ 69,28 a caixa com 30 dúzias no atacado, com queda 5,55% na semana, e 17% no mês de abril.