EXCLUSIVO: Turistas brasileiros conhecem o sistema de gestão das fazendas americanas

Publicado em 31/08/2010 11:43 e atualizado em 31/08/2010 13:52
Farm Progress Show: Equipe de produtores brasileiros em viagem aos EUA visita fazenda americana e trocam experiências. Americanos se preocupam em administrar custos de produção e negociam 50% da produção no mercado futuro com lucro total.

 

Durante a viagem de Chicago, em Illinois, a Des Moines, em Iowa, a equipe do N.A. na Estrada junto aos produtores brasileiros que formam a caravana organizada pela Agritours Brasil fizeram uma parada em uma fazenda para conhecer como os americanos estruturam seu trabalho. A troca de experiências impressionou os brasileiros pelo modelo de gestão que por lá eles adotaram.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A propriedade de John Maxuel tem cerca de 500 hectares próprios e mais 1.500 hectares arrendados e trabalham a gestão dentro do sistema de agricultura famílias, considerado pequeno proprietário. No entanto, os turistas descrevem que toda a família participa das atividades agregando valor ao trabalho deles.

 

O professor de agronomia da UNESP, Ulisses Antuniassi, acompanha o grupo da Coopertradição de Pato Branco/PR, e se admira pela a forma com que John administra sua gestão de custos para depois negociar na bolsa de valores metade da sua produção e garantir 100% em lucros. “Ele garante a produtividade e continua no sistema produtivo”.

 

Nos EUA, muitos produtores contam com o auxilio das cooperativas que disponibilizam um corretor cooperativado para operar na bolsa, tirando dos agricultores a responsabilidade de se envolver na comercialização.

 

Em semelhança, ambos os produtores preocupam-se com a sustentabilidade do seu negócio, com os tratos culturais da lavoura e as formas de manejo, buscando qualificar a produtividade. E este é o objetivo da Agritours Brasil: levar brasileiros a conhecer as técnicas de produção em todos os lugares do mundo.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
undefined