EXCLUSIVO: Turistas brasileiros conhecem o sistema de gestão das fazendas americanas
Durante a viagem de Chicago, em Illinois, a Des Moines, em Iowa, a equipe do N.A. na Estrada junto aos produtores brasileiros que formam a caravana organizada pela Agritours Brasil fizeram uma parada em uma fazenda para conhecer como os americanos estruturam seu trabalho. A troca de experiências impressionou os brasileiros pelo modelo de gestão que por lá eles adotaram.
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A propriedade de John Maxuel tem cerca de 500 hectares próprios e mais 1.500 hectares arrendados e trabalham a gestão dentro do sistema de agricultura famílias, considerado pequeno proprietário. No entanto, os turistas descrevem que toda a família participa das atividades agregando valor ao trabalho deles.
O professor de agronomia da UNESP, Ulisses Antuniassi, acompanha o grupo da Coopertradição de Pato Branco/PR, e se admira pela a forma com que John administra sua gestão de custos para depois negociar na bolsa de valores metade da sua produção e garantir 100% em lucros. “Ele garante a produtividade e continua no sistema produtivo”.
Nos EUA, muitos produtores contam com o auxilio das cooperativas que disponibilizam um corretor cooperativado para operar na bolsa, tirando dos agricultores a responsabilidade de se envolver na comercialização.
Em semelhança, ambos os produtores preocupam-se com a sustentabilidade do seu negócio, com os tratos culturais da lavoura e as formas de manejo, buscando qualificar a produtividade. E este é o objetivo da Agritours Brasil: levar brasileiros a conhecer as técnicas de produção em todos os lugares do mundo.