ENIPEC 2010: Começa contagem regressiva para mudança no Código Florestal. Participação dos produtores será fundamental
“Temos que produzir, senão, mais uma vez, vamos frustrar nossos companheiros. Foram 65 audiências públicas, gastamos dinheiro público para isso, mobilizamos pessoas, já ouvimos o suficiente e agora precisamos cumprir nosso papel, que é legislar”, disse o deputado federal Homero Pereira sobre o andamento da revisão do Código Florestal.
Pereira afirma que, mesmo com a resistência do Green Peace, há condições políticas para se colocar as mudanças em votação, até mesmo no Congresso. E alerta ainda para a necessidade da presença e da mobilização dos produtores rurais junto à comissão em Brasília, para que fique ainda mais clara e evidente a necessidade da reformulação. “Precisamos convencer o Michel Temer para que ele possa pautar essa matéria e nós possamos debater democraticamente no antro do Plenário da Câmara dos Deputados”, diz o deputado.
Para que a revisão seja aprovada, serão necessários de 9 ou 10 votos (a comissão conta com 18 membros votantes). Já no Plenário da Câmara dos Deputados, é preciso que haja cerca de 230 votos a favor.
Questões como as de áreas consolidadas são prioridade, segundo Pereira, que diz que seria uma “insanidade o Brasil fazer reconversão daquilo que foi vegetação nativa e que hoje é alimento”. Caso isso aconteça, ainda de acordo com o deputado, o Brasil precisaria começar a importar alimentos caso suas áreas de produção fossem reduzidas.