EXCLUSIVO: Fatec oferece curso de mecanização em agricultura de precisão para profissionalizar operadores

Publicado em 27/04/2010 12:03 e atualizado em 27/04/2010 17:43
Agrishow 2010: Agricultura de precisão está presente em boa parte dos equipamentos apresentados na feira este ano. Novo curso da Fatec quer preparar Mão-de-obra para atender essa nova demanda.
Na edição 2010, a Agrishow tem reservado em boa parte de sua estrutura um espaço para os equipamentos a agricultura de precisão. Contudo, a questão é saber se há operadores habilitados para o uso desse maquinário.  A Fatec  Marília, mais especificamente o Campus Pompeia, tem um curso voltado para esse setor da agricultura. O curso é o segundo do mundo e o primeiro do Brasil.

Por meio de uma pesquisa de mercado, a Fatec detectou a falta de profissionais aptos ao manejo de maquinário de agricultura de precisão. Diante disso, a Fatec criou o ofício com o objetivo de formar profissionais capazes de treinarem outras pessoas para que operem máquinas de precisão. “Nosso curso tem 70% com aulas práticas, então os alunos irão manusear os equipamentos e pilotar as máquinas”, diz Cláudia Mendonça, diretora da Fatec Marília / Campus Pompéia.

Os alunos aprendem a fazer desde o mapeamento de propriedade, passando por análise de solo, técnicas de adubação, melhores custos de produção, plantio e colheita.  Sendo assim, é importante que o profissional possa aprender sobre todas as etapas de produção, podendo otimizar todos os processos.

“Atualmente temos 80 alunos. Na nossa faculdade, trata-se de um curso de três anos, inteiramente gratuito. Vamos chegar ao final de seis semestres a 480 alunos, formando 160 alunos por ano”. Na primeira semana de maio, serão abertas as inscrições para o vestibular de inverno, que acontece em julho deste ano. Os candidatos podem se inscrever pelo site, através do site www.vestibularfatec.com.br.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
undefined