Café: Cocatrel espera safra de café do Brasil de 40 milhões de sacas ou menos, preços não refletem realidade do campo
No mercado do café as estimativas são de mais de 49 milhões de sacas para a safra de 2014, porém esses números não devem ser concretizados e os preços começam a ficar pressionados no mercado interno e externo.
“A seca de 2014 comprometeu a safra deste ano, e vai comprometer a do ano que vem também. Isso já é uma realidade, notamos pelos frutos no pé do café que não tem safra exagerada, estamos esperando a Procafé lançar os dados reais. E algumas empresas estão estimando uma safra do café de 50 milhões de saca, simplesmente para prejudicar o mercado, jogando os preços para baixo”, afirma Francisco Miranda Filho, presidente da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas).
Para ele, é preciso mostrar com clareza como essas instituições chegaram a esses valores, colocando em evidência os critérios e estados onde as estimativas foram realizadas. Ainda, nas duas semanas houve redução de cerca de 2.600 pontos nos preços do café.
No Brasil o mercado segue desaquecido por conta dos baixos preços. No municio de Três Pontas (MG), os produtores estão segurando o produto na espera de melhores preços. “Se ele vender nesse preço, com custos altos, adubo alto, mão de obra cara, e diesel subindo, ele vai perder dinheiro. Então se o produtor tiver fôlego é melhor segurar”, declara Filho.