Em Ijuí/Rs, produtores e caminhoneiros se unem e paralisam saída e entrada de plataforma da Petrobras na cidade
Na cidade de Ijuí (RS), a população e os produtores rurais se uniram aos caminhoneiros para bloquear entrada que liga a plataforma de distribuição de combustíveis da Petrobrás no município. A emissora de rádio local convocou a população para apoiar a greve e o exercito mais os batalhões de operações especiais já foram acionados para realizar a desocupação
“Na segunda e terça-feira, os caminhoneiros juntamente com os produtores rurais bloquearam a BR 285, na quarta-feira a polícia determinou que deveriam liberar a pista, então a estratégia foi ocupar outras estradas e a refinaria da cidade”, explicou Ércio Luiz Eickoff, presidente do sindicato rural de Ijuí.
Segundo Eickoff, os produtores da região – uma das maiores bacias leiteiras do país - não tem mais seu leite retirado das propriedades por conta da greve. “A indústria também não recebe mais o leite, não consegue industrializar, não recebe matéria prima, não consegue mandar o leite para fora. E nos outros setores está começando a parar também, só não parou mais porque não estamos na colheita da safra de soja ainda”, declara.
Além disso, o setor de proteína animal também foi afetado com a greve, e muitos animais começam a morrer nas fazendas. Para o presidente do sindicato, o protesto deve continuar nos próximos dias, já que não há nenhuma sinalização por parte do governo com propostas que beneficiem diretamente nos custos de produção dos caminhoneiros e dos produtores rurais. “Quem criou todo esse problema foi o governo federal, através do combustível, esse é o problema maior que nos temos aqui. E se o governo não tomar uma atitude de baixar o preço do combustível à greve vai criar força e o povo será cada vez mais a favor”, afirma Eickoff.