Avicultura e suinocultura do Brasil sofrem com severo impacto da greve dos caminhoneiros, já há animais morrendo no campo

Publicado em 24/02/2015 17:24
Avicultura e suinocultura do Brasil sofrem com severo impacto da greve dos caminhoneiros, já há animais morrendo no campo

Os avicultores e suinocultores do país estão preocupados com os impactos da greve. No campo já tem animais morrendo pela falta de ração. Segundo Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA (Associação Brasileira de Proteínas Animais), em alguns casos fabricas estão parando de produzir a ração por falta de insumo e deixando os animais sem alimento. 

Para evitar maiores perdas no setor, o presidente da ABPA, Francisco Turra, busca entrar com uma liminar evitar o bloqueio e está em contato com o governo federal para obter apoio e uma efetiva participação da policial, para cumprir as liminares que já foram concedidas ao governo.
De acordo com Santin os produtores apoiam as reivindicações da greve, mas não concordam com a forma que elas acontecem, paralisando rodovias e portos. “Nós estamos pedindo que os caminhoneiros que são companheiros de uma cadeia produtiva, não parem a produção de alimento, porque pode faltar comida na mesa deles também”, declara Santin.

Além disso, as exportações começam a ser comprometidas com a paralisação dos portos. “Não é possível chegar ao porto, e não conseguem exportar. Os navios internacionais chegam até o porto, não tem carga e seguem para outros países, pois ele tem uma rota a cumprir, não pode ficar esperando. E no final quem vai pagar a conta desses prejuízos será o consumidor final”, concluiu o vice-presidente.

Para Santin, o que ameniza a situação é o estoque nacional de alimentos do varejo que permite a população ter acesso ao alimento sem grandes prejuízos até o momento. E para o produtor a orientação é controlar o estoque de ração para não haver morte de animais.

 

Por: Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
undefined