Região Centro Sul do Brasil tem cenário mais favorável para ocorrência de chuvas; no Nordeste, estiagem pode ser amenizada a partir do dia 20

Publicado em 11/02/2015 09:24
Região Centro Sul do Brasil já apresenta mais áreas de instabilidade e cenário favorável para a ocorrência de chuvas. Apesar disso, precipitações seguem irregulares e insuficientes para reverter as perdas da agricultura em muitas regiões. Situação deve se estender até final da próxima semana. No Nordeste, estiagem só deve ser amenizada a partir do dia 20 de fevereiro.

A ocorrência de chuvas deve ocorrer nas regiões centro-oeste e sudeste até o início da semana que vem. Depois disso, as precipitações devem chegar ao nordeste, porém de uma forma bem irregular. No sul, a tendência é que as chuvas continuem por causa da frente fria que está chegando nessa área. Entretanto, em todas essas regiões as perdas por falta d’água não podem ser revertidas. “A irregularidade das chuvas e as altas temperaturas provocaram quebra nas safras de praticamente todas as regiões do país. Ainda mais nessa época de enchimento de grãos em que a chuva é crucial para que a lavoura atinja todo o seu potencial produtivo”, conta Ana Maria Heuminski de Avila, meteorologista do Cepagri.

Na região centro-oeste as chuvas vão chegar provocadas pela umidade e grande calor da região. Até o começo da semana que vem as chuvas vão se manter de uma forma generalizada. Já por volta do dia 20 de fevereiro, a tendência é que as chuvas se desloquem mais para a região nordeste. Na região sudeste, a situação é semelhante por causa de uma frente fria que chega no final de semana, intensificando as chuvas em toda a região. “Nós temos ainda mais um mês de verão, até meados de março, quando historicamente é esperado um período de chuvas. Então, podemos dizer que até essa data, a umidade vinda da região amazônica deve segurar chuvas regulares no centro-oeste e sudeste”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
undefined