Broca do café ataca cafezais em todo o país, traz danos financeiros e provoca perda de qualidade dos frutos
A broca do café é uma das principais pragas da cafeicultura brasileira. O inseto foi constatado pela primeira vez no Brasil em 1913, na região de Campinas, e depois dispersou-se por toda a cafeicultura brasileira acarretando perdas financeiras aos produtores visto que prejudica a qualidade do café.
No segundo semestre do ano passado, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou em caráter emergencial a importação do produto DuPontTMBenevia®, o novo defensivo foliar da DuPont com alta performance no controle da broca do café.
O gerente de marketing – café da Dupont, Luiz Braga, confirma que o principal dano da praga é na qualidade da bebida. “A broca deprecia muito o preço para o produtor visto que reduz a qualidade da bebida. O comprador de café dá preferência para o grão menos brocado”, afirma.
Ainda de acordo com o técnico da empresa, o cafeicultor antes de iniciar o uso produto precisa se atentar ao comportamento da praga. “Para se detectar a doença e combater é preciso realizar um monitoramento. É importante iniciar o tratamento quando o adulto começa a visitar a planta porque quando os ovos forem colocados o prejuízo acontece de qualquer maneira”.
O Benevia se diferencia de outros defensivos porque age por contato e ingestão no inseto adulto.