DA REDAÇÃO: Em Guaíra (PR) cerca de 5 mil pessoas devem participar da manifestação nacional dos produtores rurais
Nesta sexta-feira (14), em mais de 9 estados do Brasil, produtores rurais estão unidos em uma manifestação nacional contra o processo de demarcações de terras indígenas no país.
Em Guaíra (PR), um dos pontos de concentração do movimento, pequenos produtores têm as suas terras invadidas por índios paraguaios. “A região tem uma agricultura muito forte e essa situação atormenta os produtores que já não têm mais garantia de direito de propriedade, então resolvemos mostrar a nossa força para tentar resolver definitivamente esse problema”, afirma Chico Maia, Presidente da Acrissul.
Ao todo devem participar do protesto em Guaíra cerca de 5 mil pessoas, entre membros de sindicatos e cooperativas e agricultores de cidades vizinhas. O comércio na região também está paralisado em solidariedade ao manifesto. Para Chico Maia, as demarcações de terras indígenas não são um processo contra os produtores, são contra a nação brasileira.
“No Brasil, hoje, não basta você ter direito, você tem que estar organizado para fazer valer o seu direito, por isso essa união dos produtores rurais é muito importante, nós não podemos pagar sozinhos por todas as dívidas que a sociedade tem, seja com índios, quilombolas ou sem terras, todos temos que pagar por isso”, completa Maia.
Na região o movimento acontece até às 14h em Guaíra e Nova Alvorada. Ao todo, são 15 pontos de manifestação no Brasil.