DA REDAÇÃO: Produtores rurais do MS se mobilizam para impedir novas invasões indígenas
A ordem de reintegração de posse da fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS) foi suspensa. A decisão é da justiça federal do estado. Na região o clima continua tenso e o risco de conflito é iminente. Produtores rurais já começaram a se organizar para evitar novas invasões.
Um dia após o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciar o envio de efetivo da força nacional para manter o controle na região, os produtores rurais começaram a se reunir na fazenda Furna da Estrela, com a intenção de tomar alguma atitude. “Os índios rasgam decisões judiciais, pisam em cima e como fica isso? Se for possível nós vamos fazer a retomada dessas áreas porque tem gado sendo lesado e não vamos deixar por conta porque hoje o país está desmoralizando o poder judiciário”, diz Haroldo Corrêa Júnior, proprietário da fazenda Furna da Estrela.
A expectativa é que durante esta quinta-feira cerca de 600 produtores passem pela fazenda. Cerca de 50 pessoas já se dividem em pequenos grupos para tentar retirar os animais das propriedades tomadas pelos indígenas.
Dados da Federação da Agricultura e Pecuária do MS mostram que há 65 fazendas invadidas em todo o estado. Segundo os produtores rurais, 18 dessas propriedades estão na região que envolve os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, e, em pelo menos 5 delas, há registro de danos materiais. “Temos notícias que boa parte da fazenda foi incendiada e saqueada, sendo que na sede ocorreu o menor prejuízo, já as casas dos funcionários viraram um monte de carvão”, afirma Valério Vani, proprietário da fazenda Cambará.