DA REDAÇÃO: MS - Produtores rurais se reúnem na Fazenda Furna da Estrela para resistir a uma nova invasão indígena
Nesta quarta-feira (5), os produtores rurais de Sidrolândia (MS) e de cidades vizinhas estão se reunindo na Fazenda Furna da Estrela para resistir a uma nova invasão indígena. Além disso, os agricultores também tentam resgatar os animais das propriedades invadidas.
Segundo o jornalista do Notícias Agrícolas, Aleksander Horta, a fazenda serve como um ponto de resistência dos produtores e a expectativa é que nos próximos dias cerca de 600 agricultores estejam na propriedade. Por outro lado, há informações de que os índios Terena teriam deixado a fazenda Buriti.
“No entanto, os indígenas estariam nas estradas, ou seja, o acesso continua impedido. Eles teriam saído da fazenda, mas não teriam desocupado a área. Situação que cria um clima de conflito na região. Além da Buriti, há outras fazendas invadidas na localidade”, explica o jornalista.
Atualmente, em torno de 18 fazendas estão invadidas na região, e totalizam uma média de 10 mil hectares. Pelo menos cinco propriedades já tiveram a sua sede queimada, e o gado já teria sido morto para alimentar os indígenas, conforme relatos do jornalista.
Ainda na manhã desta quarta-feira (5), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou a Campo Grande (MS) para acompanhar a reintegração de posse da fazenda Buriti. A ação também será acompanhada por 110 integrantes da Força Nacional e 100 Policiais Federais.