DA REDAÇÃO: Após desentendimento com indígena, produtor rural é morto em Douradina (MS)

Publicado em 15/04/2013 13:49 e atualizado em 15/04/2013 16:18
Questão indígena: Produtor rural foi assassinado na última sexta-feira (12), em Douradina (MS), após desentendimento com índio. Segundo presidente do sindicato rural do município, o crime aconteceu em uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. O clima é de revolta na região.
Na última sexta-feira (12), o produtor rural de Douradina (MS), Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi assassinado, após desentendimento com índio. Segundo informações divulgadas na imprensa, o agricultor foi morto a golpes de flecha e facão. O clima é de revolta na região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Douradina (MS), Claudio Pradela, o produtor estava consertando a cerca de sua propriedade, quando viu que a mesma estava sendo cortada pelo indígena e então começou a briga que resultou na sua morte. Inclusive, o cavalo do proprietário teria sido amarrado dentro da área.

“Então, os índios o pegaram e mataram em uma propriedade próxima a dele, há relatos de que o produtor teria sido torturado antes de sua morte. O crime aconteceu uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. Ninguém entrou na área indígena para provocá-los”, afirma Pradela.

Diante desse cenário, e temendo pela vida dos índios a Funai teria pedido o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança da comunidade indígena. “A área indígena está protegida, mas o sobrinho do produto que está cuidando da propriedade não tem proteção, e aia está o perigo. Os produtores rurais não irão fazer nada contra os índios. Estamos com quase 200 famílias nesse processo de demarcação que só causa constrangimento e insegurança aos produtores”, disse o presidente.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
undefined