DA REDAÇÃO: Cerca 250 cidades da Bahia são atingidas pela maior seca dos últimos 50 anos
Publicado em 12/09/2012 14:46
e atualizado em 12/09/2012 17:45
Seca: cerca de 250 municípios na Bahia são devastados pela maior estiagem dos últimos 50 anos. Medidas do Governo não chegam aos pequenos e médios produtores da região. Agricultura de subsistência está acabando, em função da seca.
Na Bahia cerca de 250 municípios são devastados pela maior estiagem dos últimos 50 anos. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipirá (BA), José Caetano Ricci de Araújo, a situação persiste desde 2009.
“Em torno de 99% das aguadas tanto públicas como particulares secaram, os produtores que ainda tem algum rebanho estão pagando carros pipa, a preço de ouro, para trazer água de fora da cidade, pois em Ipirá não tem onde pegar água”, afirmou Araújo.
Na região, a agricultura é de subsistência, no entanto, o presidente sinaliza que, em função da seca, já acabou, assim como a pecuária leiteira. “Estamos preocupados, pois choveu em algumas partes do litoral do estado, e parece que mídia entende que choveu no estado inteiro e resolveu o problema da estiagem na Bahia”, explicou.
Para agravar o quadro, as medidas de apoio do Governo não chegam aos produtores. “Devemos ter em Ipirá em torno de 4 mil propriedades rurais, e ninguém recebeu crédito de emergência do governo, não receberam milho da Conab, isso é propaganda, se isso acontece deve ser em outro município. As medidas não arranham o problema na sua dimensão”, finalizou o presidente.
Por: Rafhael Salomão/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas