DA REDAÇÃO: Com avanço da colheita brasileira, preços do café caíram

Publicado em 15/08/2012 14:09 e atualizado em 15/08/2012 15:32
Café: Consumo em 2012 deve chegar a mais de 20 milhões de sacas.Preços caíram com avanço da colheita brasileira, e grãos finos são cada vez mais valorizados no mercado.Produtor precisa ter cautela,pois mercado internacional ainda influencia macrocenário.
Com o avanço no ritmo da colheita de café no país,os preços dos grãos vêm apresentando queda na última semana. Há um conflito na maneira do produtor e do comprador enxergarem o mercado, e enquanto o setor produtivo ainda contabiliza as perdas causadas pela chuva, quem compra acredita que a colheita vai trazer excesso de oferta do produto, baixando os preços.

De acordo com Eduardo Carvalhaes,analista do Escritório Carvalhaes,o mercado vai absorver muitos grãos de baixa qualidade, e quem precisar de cafés finos terá que pagar mais caro.Ele ainda lembra que o cenário internacional e especialmente a economia europeia ainda podem influenciar o mercado a qualquer momento.

Desse modo, o produtor precisa agir com cautela e realizar as vendas com critério. "O produtor não deve ficar sentado em cima de todo o café.Cada vez que tem preço, pode vender alguma coisa, mas também precisa ser resistente" diz o analista.

Caso a quantidade das perdas causadas pelas chuvas seja muito grande, pode haver pressão altista. No momento,entretanto, continua-se trabalhando com uma safra brasileira acima dos 50 milhões de sacas.

A respeito das notícias sobre a substituição dos pés de café conilon pela Corporação Vietnamita de Café,visando maior qualidade ao produto, Carvalhaes argumenta que para isso os custos de produção serão maiores."Todo ano eles apontam que a safra vai ser maior. Se eles terão sucesso nisso é o que temos que ver", comenta.O analista revela que o consumo de robusta tem crescido no mundo,e que quase metade do consumo interno no Brasil já é de café conilon.

O consumo mundial dos grãos continua nos mesmos patamares,segundo Carvalhaes.No Brasil, porém, a quantidade de café consumido em 2012 deve chegar a mais de 20 milhões de sacas, de acordo com projeções da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado