Inmet: Chuva no Sul deve durar só dois dias e Rio Grande do Sul tem previsão de mais um período de estiagem
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo
Como previsto, a chuva retorna para o Rio Grande do Sul durante esta semana, porém de forma bastante breve e irregular. Segundo o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Francisco de Assis, as chuvas vão permanecer por no máximo dois dias em território gaúcho, e de forma bastante irregular, variando de 10 a 50 milímetros, dependendo da cidade.
Essas chuvas, conforme apontou Assis, poderão ser acompanhadas de rajadas de ventos, trovadas e até mesmo queda de granizo, devido ao tempo seco e quente dos últimos dias, com temperaturas acima dos 30°C. Além disso, o estado enfrentará um novo período de estiagem a partir de quinta-feira (16) e seguirá ao menos uma semana sem novas precipitações.
Em Santa Carina e no Paraná, a umidade também passará de forma rápida e toda a região Sul do Brasil voltará a estar seca a partir da sexta-feira (17). Nesta semana, os maiores volumes de chuva mais uma vez estarão concentradas na parte central do país.
Conforme explicou o meteorologista, o fenômeno conhecido como Zona de Convergência da América do Sul ficou estabelecido durante a última semana entre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Esses estados registraram quatro dias seguidas de forte chuvas, na faixa dos 150 a 130 milímetros, que são quase o dobro da climatologia para todo o mês de dezembro. Nesses locais, segue o alerta de chuvas intensas, entre 70 e 100 milímetros.
Os próximos dias devem seguir com chuvas intensas em Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e norte de São Paulo. Nessas regiões, deve ser registrado um acumulado de 100 milímetros de chuva durante esta semana.