Chuvarada fica concentrada no Matopiba e Centro-Oeste ao longo de toda semana
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo
Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta semana as chuvas ficarão restristas ao Centro-Oeste e no Matopiba. Para o Sul do Brasil, o sinal é de alerta já que os volumes caem drasticamente nos próximos dias e os modelos apontam retorno apenas para o dia 5, e de forma irregular.
Conforme já indicavam as previsões, o último sistema passou de forma rápida pelo Sul do Brasil, de forma abrangente, mas com volumes mais baixos dos que o apontado pelos modelos meteorológicos anteriormente.
Para este começo de semana, as imagens de satélite do Inmet mostram a formação de nuvens carregadas no Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Segundo o Inmet, a tendência é que as chuvas mais expressivas continuem acontecendo no Centro-Oeste e no Matopiba nos próximos dias.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm para o norte mineiro e sul da Bahia nas próximas 24 horas. No Centro-Oeste, áreas de instabilidade atuam com força no sul do Mato Grosso do Sul, onde as precipitações podem chegar a 50mm. Em Goiás, o acumulado esperado é de 30mm, enquanto no Mato Grosso também há previsão de chuva, porém com volumes mais baixos.
Na região Sul do país, o tempo volta a ficar estável no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuvas para Santa Catarina, mas os maiores volumes são esperados no Paraná nesta segunda-feira (29). De acordo com o modelo, a tendência é de acumulados entre 20mm e 40mm no Paraná.
Confira a previsão completa no vídeo acima