Mapas mostram geadas generalizadas no Centro-Sul do país chegando ao MS, Sul de GO, Triângulo e Sul de Minas
Podcast
Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET
Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma em entrevista ao Notícias Agrícolas que uma nova onda de frio vai derrubar as temperaturas do Brasil nos próximos dias, levantando mais um alerta para o setor de produção agrícola.
Em termos de chuva, uma frente fria passa pelo Rio Grande do Sul, com previsão de avanço do sistema para Santa Catarina, Paraná, atingindo também algumas áreas de São Paulo. De acordo com dados do Inmet, a segunda-feira (26) já amanheceu com chuvas no RS, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm.A frente deve se deslocar rapidamente para Santa Catarina, Paraná e chear até o sul de São Paulo, também com precipitação entre 20mm e 30mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
A partir de quarta-feira (28) a massa de ar frio entra no Rio Grande do Sul, inclusive com condição para nevar nas áreas de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A tendência é que o sistema ganhe força e entre quarta e quinta-feira, as temperaturas podem ficar abaixo de 0ºC em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os três estados da região Sul do Brasil têm previsão de geada com intensidade entre moderada a forte na quinta-feira, dia 29.
Os modelos mostram que as temperaturas podem cair até 16ºgraus no Sul do Brasil. A previsão indica ainda o avanço do sistema para o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Goiás, chegando na região central do país na quarta-feira, dia 28. A tendência é que a massa de ar frio configure o sistema chamado "friagem", que é quando derruba as temperaturas de norte a sul no Brasil.
Veja o mapa com a previsão de tendência de temperatura do ar: