Chuvas devem voltar com regularidade para o Brasil Central na primeira semana de abril
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a previsão do Tempo
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados no sul e no norte do Brasil.
Na região sul, os acumulados ficaram entre 25mm e 30mm no centro-leste do Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná registraram acumulados entre 20mm e 40mm. Na parte mais alta, o centro-norte do Maranhão teve acumulado entre 80mm e 100mm. No Piauí, os volumes ficaram entre 50mm e 80mm.
Já no Centro-Oeste, choveu no oeste do Mato Grosso, com precipitaçáo acumulada entre 20mm e 40mm. Nas demais áreas do país, prevaleceu o bloqueio atmosférico, conforme já indicavam as previsões.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:
Para o final de semana, o Inmet prevê dois dias de chuvas bastante significativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido a passagem de uma frente fria pela região. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo, também do Inmet, prevê acumulados entre 20mm e 60mm para o centro-sul do Rio Grande do Sul, sendo os maiores volumes esperados para o extremo sul do estado. Devido ao aquecimento diurno, a região pode ter quedas pontuais de granizo nesta sexta-feira (26).
A tendência é que o sistema avance para Santa Catarina e Paraná ao longo dia, com previsão de chuvas mais intensas na faixa oeste dos dois estados. Durante o final de semana, a frente fria deve se deslocar pelo oceano, aumentando a chance de chuvas também na faixa leste da região Sul.
O modelo Cosmo do Inmet mostra ainda que o retorno das chuvas deve acontecer de forma gradual, começando com chuvas isoladas em áreas do Sudeste, como São Paulo e Minas Gerais já na próxima segunda-feira (29). "A partir do final de semana, o sistema começa a enfraquecer com pancadas de chuvas significativas, mas ainda de forma pontual", comenta Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Inmet