Chuvas reduzem na próxima semana e condição favorece avanço da colheita em boa parte de Matopiba e GO

Publicado em 12/03/2021 12:33 e atualizado em 12/03/2021 16:28
Volta a chover no Sul do país com volumes significativos, porém de forma rápida
Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo

 

Download

 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias indicam a redução de volumes e condições favoráveis para avanço da colheita em boa parte do Matopiba e de Goiás. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, entre o oeste da Bahia, sul e leste do Tocantins, leste de Goiás e Minas Gerais vão ter um alívio nas chuvas na próxima semana. Nas demais áreas, que vêm sofrendo com o excesso de chuva, a tendência é da permanência da precipitação no período. 

Já para a região Sul do Brasil, o especialista destaca que o final de semana continua com tempo estável, mas que o cenário deve começar a mudar no início da semana, com exceção da região Sul do Rio Grande do Sul que não deve registrar chuvas expressivas. "Principalmente a parte norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ter chuvas volumosas e significativas", comenta. Apesar dos volumes significativos, os modelos apontam para a passagem rápida do sistema. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Últimos cinco dias

Os maiores volumes de chuvas foram registrados em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste nos últimos cinco dias, de acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet. 

No Sudeste, o Espírito Santo registrou os maiores acumulados, com chuvas acima de 100mm na região central do estado. Choveu em todo estado de Minas Gerais, com precipitação entre 40mm e 80mm. No Rio de Janeiro, os acumulados chegaram a 60mm. Também choveu em São Paulo, com acumulados entre 20mm e 20mm em todo estado. 

Já no Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no Mato Grosso, conforme indicavam as previsões. O noroeste do estado registrou chuvas acima dos 100mm. O mesmo volume foi registrado de forma pontual na região central do estado. Choveu em Goiás com acumulado entre 20mm e 30mm. 

Também choveu no Matopiba, com acumulados entre 20mm e 40mm, sendo os maiores volumes registrados na parte central do Tocantins. 

Na região Sul do Brasil, também conforme indicavam as previsões, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram tempo estável, enquanto o Paraná registrou acumulados entre 20mm e 30mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 


Fonte: Inmet 

 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined