Chuvas de até 100 mm/dia são previstas para Centro-Norte do BR, mas tempo fica firme no Sul
Podcast
Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Os próximos dias devem ser marcados pela continuidade das chuvas volumosas em áreas da região Centro-Norte do Brasil, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os acumulados diários em áreas com problemas logísticos, como nas BRs 163, 230 e 158, podem chegar a até 100 milímetros/dia. Já no Sul, o tempo firme deve predominar.
"Hoje, até de noite, em áreas do Pará, Tocantins e Maranhão há indicativo de chuvas significativas, de 40, 80 a até 100 mm em algumas áreas, inclusive com alertas até de madrugada", explica Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet. No Sul, ainda podem ocorrer chuvas no dia, mas o tempo firma ao longo da semana.
Em pontos do Centro-Norte do Brasil, principalmente nas BRs 163, 230, também conhecida como Transamazônica, e 158, caminhões enfrentam dificuldades de locomação para os portos do Norte do país desde a última semana em plenoo escoamento da safra e a condição de chuva prevista para os próximos dias pode agravar ainda mais a situação nesses locais.
Veja mais:
» Abiove não vê impacto nas exportações, apesar de trânsito intenso em via transportuária no Pará
Veja a previsão do tempo para os próximos sete dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Ao longo de toda esta semana, a condição deverá seguir de instabilidade para quase todo o Centro-Norte do país, segundo o Inmet. Diniz também destaca que há chuvas expressivas já nas próximas horas para áreas produtoras de café de Minas Gerais.
O modelo estendido de previsão do tempo do Centro de Estudos Oceano-Terra-Atmosfera (COLA, em inglês) mostra que as chuvas volumosas no Centro-Norte do Brasil devem seguir pelo menos até o final do mês de fevereiro e início de março. Enquanto que no Sul, o tempo firme deverá favorecer os trabalhos de colheita, após preocupações recentes dos produtores com a umidade.
"Realmente teremos uma trégua para as chuvas na região Sul, principalmente agora na segunda quinzena do mês de fevereiro", prevê Assis.
Veja o mapa de precipitação estendida para todo o Brasil - 15 de fevereiro até 03 de março:
Fonte: COLA