Segunda quinzena de fevereiro tem concentração das chuvas na metade norte do país e oportunidade para colheita na região Sul
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda quinzena de fevereiro terá concentração das chuvas na marte norte do país, enquanto a parte mais baixa, ou seja na região sul, terá condição de colheita nos próximos dias.
Segundo Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, as previsões também são positivas para o produtor do Matopiba, levando em consideração que os modelos sinalizam para o retorno efetivo das chuvas em toda área nesta semana, sobretudo no oeste da Bahia.
No Centro-Oeste, a previsão segue indicando chuvas na região norte do Mato Grosso, o que pode atrasar de alguma maneira a colheita da soja nessa área. "Tem uma certa vantagem que essas chuvas não contínuas, elas acontecem entre a tarde e a noite, e ao amanhecer dá uma pausa na região", explica o especialista.
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as próximas 24 horas serão marcadas por muita chuva entre Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia e Rio de Janeiro.
O modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas acima dos 70 mm no centro-leste mineiro, enquanto as demais áreas do estado podem receber chuvas entre 20 e 30 mm. No Rio de Janeiro as chuvas também podem ultrapassar os 70 mm, enquanto no Espírito Santo a previsão é de precipitação entre 20 mm e 30 mm.
A tendência é que ao longo desta segunda-feira (8) as chuvas avancem mais ao norte, aumentando assim, a partir de terça-feira (9), as precipitações no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e áreas da Bahia. Toda essa área deve receber chuvas entre 20 mm e 40 mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Na região centro-sul do país, a tendência é de permanência de tempo estável nos próximos dias, de acordo com o Inmet. Já o modelo GFS, da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) sinaliza chuvas de até 60 mm nos três estados, durante os próximos sete dias.
Já no período entre 16 e 24 de fevereiro, a atualização do modelo americano mostra um corte nas precipitações nos três estados da região sul do Brasil e também no Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo. A atualização mostra ainda a formação de uma nova ZCAS no período, com os maiores chuvas entre áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:
Fonte: Inmet