Brasil terá mudança no padrão de chuvas em 2021, aponta Climatempo; Região Sul será beneficiada
O padrão climático da safra verão do Brasil passa por alterações desde o início de dezembro, como consequencia do enfraquecimento do fenômeno La Niña. E já no início do 1.o semestre, o La Niña diminuirá ainda mais de intensidade, evoluindo para a condição de neutralidade.
A mudança do fenômeno vem sendo acompanhada pelos radares submarinos do NOAA, com bóias espalhadas em profundidade no Oceano Pacífico que vem constatando a diminuição do resfriamento do Pacífico. Por outro lado, as águas do Atlântico tem demonstrado, nas últimas semanas, o aquecimento substancial de suas águas.
A conjunção dos fenômenos climáticos (diminuição do resfriamento no Pacífico, mais o aquecimento do Atlântico) trará mudanças significativas nas quantidades de chuvas previstas para o País -- com a região Sul entrando em normalidade climática, enquanto a parte Norte do País (incluindo o Brasil-Central, o Centro-Oeste e o Matopiba) passando a conviver com períodos de veranicos mais prolongadaos do que o previsto anteriormente.
--" Mas, de modo geral, a safra de verão se desenrolará dentro dos padrões normais de clima e precipitações", diz João Castro, agrometeorologista do Agroclima.
Com base em informações divulgadas pelo Climatempo (serviço de previsões meteorológicas ao qual o Agroclima está ligado), João Castro demonstra em imagens o que deverá ser o padrão climático da safra de verão no meses de janeiro, feveriro e março. (acompanhe a entrevista acima).