Chuvas volumosas e bem distribuídas voltam a ser registradas na faixa central de país durante o Natal
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Após cerca de dez dias de chuvas irregulares, a região central do país deve voltar a receber volumes mais regulares, de acordo com o chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Fancisco de Assis Diniz.
O especialista explica que as chuvas que estão concentradas no momento na região sul do Brasil devem começar a avançar para a parte Central entre domingo (20) e segunda-feira (21). As precipitações devem atingir áreas como Goiás, Mato Grosso, oeste e sudoeste da Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins.
A chegada de uma frente fria deve aumentar as temperaturas no Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira (18) e o sábado (19). As previsões mostram máxima de até 35 graus no estado, com destaque para área de fronteira com a Argentina, onde o calor tende a ser mais intenso.
Este sistema vai passar rapidamente pelo Rio Grande do Sul com chance de chuvas entre 30 e 40 mm no sábado (19). O sistema tem tendência para avançar e,m direção a Santa Catarina e Paraná, além de São Paulo e Minas Gerais, favorecendo assim as chances de chuvas mais expressivas para o Brasil Central do país.
"Na terça-feira (22), as chuvas vão aumentando na parte central do país, com condições de precipitações intensas para Mato Grosso e Goiás. São Paulo e Minas Gerais estarão bem servidos de chuva. o oeste da Bahia deve ter precipitações persistentes, em algumas áreas com mais intensidade".