Chuvas voltam ao Matopiba só na última semana do ano e mesmo assim, de forma irregular para BA e PI
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) levantam alerta para áreas do Matopiba, que devem permanecer com chuvas irregulares mesmo com o retorno da precipitação.
Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, nesta segunda-feira (14) as chuvas começam a chegar na região sul do país. "A gente vê que tem uma previsão boa de chuvas intensas nesta semana na região sul do Brasil", comenta. Em contrapartida, a faixa norte do país segue com baixos volumes, além da previsão de estiagem para o Centro-Oeste do país nesta semana.
Segundo o modelo GFS da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), no período entre 14 e 22 de dezembro, a tendência é de pausa nas precipitações após uma semana com previsões de chuvas mais expressivas para o Centro-Oeste. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias, foram registradas chuvas entre 25 e 50 mm na região, com destaque para Goiás que recebeu os maiores volumes.
Para esta semana, a previsão sinaliza as maiores chances de chuvas em todo o Sudeste, com precipitação entre 60 e 90 mm na região. Os maiores volumes são esperados entre São Paulo e Paraná, onde os acumulados podem chegar a 100 no período. Ainda na parte mais baixa do país, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm previsão de chuva entre 60 e 80 mm.
Os mapas chamam atenção pela pouca chuva prevista para o Matopiba. Francisco destaca que os modelos até sinalizam chuvas, mas com volumes baixos para um período de 10 dias. "O limite da chuva novamente fica entre o sul e oeste da Bahia. Nessas áreas, por vez, ficam dando temporais significativos, mas de maneira isolada", explica Francisco.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
>>> Previsão: NOAA indica tempo seco para o Centro-Oeste nos próximos dias