Faixa Central do país será nova região beneficiada pelas chuvas, com bons volumes e bem distribuídas
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência para os próximos dias é de chuvas para a faixa central do Brasil. Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, choveu de maneira mais expressiva durante esta semana e é justamente esse sistema que deve mudar as condições do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet mostram que, nos últimos cinco dias, as chuvas no Rio Grande do Sul teve acumulados entre 40 e 125 mm, sendo os maiores volumes registrados na parte oeste do estado. Em Santa Catarina, o acumulado ficou entre 40 e 60 mm. Já no Paraná, também choveu em toda área, sendo os maiores volumes registrados na região sul.
Veja a precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo Brasil:
Fonte: Inmet
Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet, indica os maiores volumes para região oeste do Paraná nesta sexta, com acumulados que podem chegar a 60 mm em algumas áreas. Para as demais áreas do estado, a tendência é de chuva entre 20 e 30 mm.
Para as próximas 24 horas, o Cosmo mostra chuvas intensas para o Paraná e o retorno da umidade para todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Francisco destaca ainda que chuvas significativas podem acontecer em áreas do Mato Grosso, entre a tarde e a noite desta sexta-feira. Os modelos mostram ainda que durante os próximos dias, um corredor de umidade será formado nessa região central do Brasil, aumentando a instabilidade em toda área.
O especialista destacou ainda que o Vórtice ciclônico se desloca para o Nordeste e deixa o clima mais seco no Matopiba nos próximos dias. De acordo com o Cosmo, chuvas pontuais poderão ser registradas na área, mas que a tendência é que as chuvas fiquem mais expressivas para o centro do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet