Segue clima seco na região central do país com temperaturas em elevação que podem ter máximas acima dos 30 graus
Podcast
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre Previsão do Tempo
Um novo sistema está se formando entre o Paraguai e Argentina, que deve avançar a partir de terça-feira (9) e novas chuvas são esperadas para todo o sul do Brasil nesta semana. O sistema começa a avançar nas próximas 24 horas, mas o modelo Cosmo do Inmet indica que os maiores volumes devem ser registrados no meio da semana. A partir do dia 10, quarta-feira, são esperadas chuvas volumosas para todo o estado de Santa Catarina. As precipitações devem ficar entre 20 e 40 milímetros, podendo ser registrados até 60 mm na região central do estado.
Também nesta data são esperadas volumes significativos para o extremo norte do Rio Grande do Sul, entre 20 e 40 mm de precipitação. Ao longo da quarta-feira, o sistema tende a ganhar força e descer para a região central do Rio Grande do Sul e na quinta-feira (11), podem ser registradas chuvas acima de 70 milímetros de precipitação. As previsões indicam que as chuvas devem permanecer até sexta-feira no Rio Grande do Sul.
Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, destaca que sem a chegada de massas de ar frio, característico da estação, impedem ainda mais que novas chuvas avancem para o Centro-Oeste do país. Ainda de acordo com o meteorologista, pela falta de falta de chuva a tendência é que as temperaturas subam de maneira mais expressiva no Centro-Oeste, entre 33 e 35 graus no período da tarde.
Veja a previsão completa no vídeo acima