Todo sul do país pode ter novas geadas no final de semana; PR tem mais um período de estiagem previsto
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
As temperaturas devem continuar baixas em toda a região sul do país durante este final de semana. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a massa de ar polar segue em atuação no Centro-Sul do Brasil e há possibilidade de novas geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de temperaturas entre 2 e 4 graus nas áreas de produção de café, em Minas Gerais.
Os modelos indicam novas condições de chuvas para parte do Rio Grande do Sul, com volumes expressivos e que deve atingir todo o estado. Porém, a situação continua complicada para o produtor do Paraná, que esperava por chuvas expressivas nesta semana, mas os bons volumes foram registrados apenas no oeste do estado e o milho em desenvolvimento no Centro-Norte pode ter a produtividade ainda mais afetada. "Apenas a parte norte do Paraná deve receber alguma chuva, mas ainda de maneira muito isolada", destaca Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet.
Veja a previsão estendida para todo o Brasil:
Durante a sexta-feira as temperaturas tendem a subir na região, mas na madrugada e tendência é que em todo sul do Brasil, voltem a ficar entre 2 e 6 graus, podendo ser registrados volumes ainda mais baixos em alguns pontos. O declínio de temperatura, assim como a possibilidade de novos episódios de geadas, também é válida para o extremo sul do Mato Grosso do Sul. "As temperaturas ficam mais baixas e as geadas podem voltar a acontecer nos próximos dias em todo esse trecho", afirma a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.
Já as condições de chuvas, são previstas apenas para o norte do Brasil. Os mapas apontam tempo estável para todo o Brasil, com possibilidade de chuvas sem grandes intensidades para pontos do Sudeste e áreas do Matopiba. Nas últimas 24 horas os volumes de chuvas foram mais significativos para o Mato Grosso, com precipitação entre 20 e 30 milímetros de precipitação, segundo dados do Inmet.
Fonte: Inmet