Inmet alerta para risco de geadas nas regiões sul e centro do PR e Sul do MS na quinta-feira (07)
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
A frente fria que estava prevista para o início desta semana para o Rio Grande do Sul já começa a levar condição de chuvas para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (4) e a tendência é que as condições avancem também para áreas de Santa Catarina e Paraná. Além das chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz alerta para a queda de temperaturas em todo o país após a passagem do sistema pela região sul.
Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a frente fria deve avançar para as demais regiões atingindo também pontos do Centro-Oeste, Sudeste e até do Nordeste. "Essa é a primeira massa de ar frio que avança pelo centro do continente, chegando realmente na região norte, causando quedas nas temperaturas", destaca.
A partir da terça-feira (5) os volumes devem ficar mais expressivos, podendo atingir todo o RS e começa avançar para Santa Catarina. A Climatempo afirma ainda que no dia 6 o tempo ficará chuvoso entre o entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina, que também ficam com alertas para temporais. O modelo Cosmo aponta ainda que na quarta-feira (6) os sistemas avançam de maneira mais expressiva para os demais estados da região sul, com precipitação prevista entre 20 e 30 mm em Santa Catarina e sul do Paraná.
As chuvas também podem atingir parte do Mato Grosso do Sul a partir de quarta-feira (6), formando um novo corredor de chuvas em o Paraná e Mato Grosso do Sul, com chuvas de até 50 milímetros nas duas áreas. "Até quarta-feira essa chuva vai avançar e chegar na região central, Paraná e São Paulo até o final do dia", destaca. Os modelos apontam também chuvas para áreas de Minas Gerais.
Após a passagem da frente fria, a partir do dia 7, uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas na região sul do país. De acordo com o Inmet, para o Rio Grande do Sul são previstas temperaturas minímas entre 2 e 4 graus em todo o estado. Em Santa Catarina as temperaturas minímas devem ficar entre 4 e 6ºC. As mesmas condições são esperadas para o Centro-Sul do Paraná. A tendência é que as temperaturas fiquem mais baixas também no Mato Grosso do Sul e São Paulo, com temperaturas previstas entre 12 e 18 graus nos dois estados.
Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet