Novos mapas mostram que as chuvas previstas para esta semana no RS serão em menores volumes e mal distribuídas
Podcast
Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que houve uma mudança no padrão de chuva prevista para o Rio Grande do Sul no final desta semana e apesar das previsões aindam mostrarem possibilidades de chuvas, as chuvas devem seguir de maneira irregular com menores volumes do que os previstos anteriormente pelo Inmet.
Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, as chuvas devem acontecer com menor intensidade e também não há previsão de chuvas para todo o estado. Confirmando as previsões da semana passada, o estado recebeu algumas pancadas de chuvas no final de semana, mas novamente elas aconteceram de maneira irregular e sem atingir todas as regiões.
Desde o começo de 2020, as condições de chuvas até se formam no Rio Grande do Sul, mas de maneira muito rápida sem garantir que os produtores consigam um bom desenvolvimento da safra. De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados acumulados de até 30 milímetros, sendo os maiores volumes previstos para o norte do estado.
De acordo com Francisco, um novo sistema formado na Argentina entre terça e quarta-feira deve fazer com as condições de chuvas avancem pela região. "Na quinta-feira já pega Rio Grande do Sul, ao decorrer do dia e a gente vê que vai aumentando a precipitação em algumas áreas", destaca o meteorologista.
Já para o Centro-Norte do país, continuam previstas chuvas volumosas para o Matopiba ainda nesta semana, com destaque para a Bahia é que o único estado que deve ter uma trégua e conseguir avançar nos trabalhos de colheita nos próximos dias.
No Sudeste, há previsão de chuvas para áreas de São Paulo e Minas Gerais nesta segunda. De acordo com a Climatempo, áreas de instabilidade devem permanecer no estado paulista. "O final de março e os primeiros dias de abril de 2020 serão com períodos de sol e pancadas de chuva no estado de São Paulo. A sensação de calor e de abafamento predominam no estado", destaca.
Em Minas Gerais, a previsão indica chuva para todo o sul do estado, podendo ser registrados acumulados entre 20 e 30 milímetros em alguns pontos. A condição de chuva deve permanecer assim até o próximo dia 2 (quinta-feira) na divisa com o Rio de Janeiro. Neste período o estado carioca também tem previsão de receber chuvas nos mesmos volumes.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet